Medalhas e Troféus

Gostou? compartilhe!

As medalhas e troféus são formas de presentear vencedores de uma competição, por exemplo. Ambos objetos servem como portfólio para o vencedor ou o grupo/equipe que ganhou determinada partida.

Medalhas e troféus, como já dito, simbolizam a vitória em algum evento competitivo. Os metais ouro, prata e bronze representam a classificação do ganhador. O primeiro classificado fica com a medalha ou troféu de ouro, o segundo classificado fica com a medalha ou troféu de prata e o terceiro classificado fica com a medalha ou troféu de bronze.

Muitas vezes, em pequenos eventos, as três classificações podem ser somente simbólicas, ou seja, não há a entrega de medalhas e troféus elaborados em ouro, prata e bronze, mas outros tipos de metais mais baratos são utilizados para determinar a posição dos ganhadores.

O uso dos troféus e das medalhas tornaram-se bastante comuns em eventos desportivos.

História

Antigamente, os atletas que venciam as provas nos Jogos Olímpicos recebiam uma coroa de louros, como símbolo da vitória e, por conta disso, eram tidos como heróis em sua região.

Com a inserção dos Jogos Olímpicos nos tempos modernos, o tipo de premiação foi trocado: acompanhando conceito de valor que os metais nobres obtiveram, a simbologia de vencedor se remete ao ouro; um vencedor intermediário se remete à prata; e o último vencedor entre três se remete ao bronze.

No caso das competições de futebol na Copa do Mundo, que teve início em 1930, o elemento da vitória é o troféu. O primeiro troféu da FIFA (Federação Internacional de Futebol) para a Copa do Mundo foi a “Taça Jules Rimet”. O troféu foi idealizado por Abel Lafleur, que utilizou como base o lápis-lazúli, o material apresentava a deusa grega Nique e, sobre ela, uma taça em formato octogonal. O material utilizado foi ouro e prata.

A seleção que vencesse três vezes a competição, era permitida sua posse permanente do troféu. O único país a conseguir a posse da taça foi o Brasil, mas, em seguida, ela foi roubada e nunca mais encontrada.

A substituição da “Taça Jules Rimet” se deu com a “Taça do Mundo FIFA”, em 1974. Devido ao ocorrido do roubo, a posse permanente do novo troféu não é permitida em caso algum. Na base da Taça é escrito o nome da seleção vencedora das Copas do Mundo. Sua base é feita de malaquita e a taça, de ouro, cujo formato é o planeta Terra segurado por dois homens.

Empresa Placas Parceria

A empresa trabalha com:

  • Troféus e medalhas;
  • Placas em geral;
  • Produtos em acrílico;
  • Crachás de identificação;
  • Impressões e gravações UV;
  • Serviços de corte a laser.

A empresa está localizada na Rua Doutor Moisés Kahan, número 37, na Barra Funda em São Paulo. Visite a empresa e confira os modelos de troféus e medalhas que ela oferece.